Não é novidade que os avanços tecnológicos vem commoditizando produtos e serviços em uma escala cada vez mais acelerada. Tudo vai ganhando um mesmo padrão. A diferenciação, então, passa a se dar pelo valor atribuído por cada empresa a seu bem comercializável. Ou melhor, ao valor percebido pelo potencial cliente em cada produto ou serviço.
O nome disso é posicionamento de mercado. Quando você pensa em uma marca de refrigerante, sabonete, limpeza e telefonia, por exemplo, quais empresas vem à sua cabeça? As primeiras que imaginou são as referências presentes em sua mente, graças a um bom posicionamento de mercado.
Esse é um passo indispensável na construção de um modelo comercial eficiente. Afinal, o valor que sua empresa transmite vai influenciar diretamente – e decisivamente – o consumidor na hora da decisão de compra.
Mas como fazer um potencial cliente perceber valor na sua empresa?
É preciso convencê-lo disso. E isso passa por um cuidado especial em todos os pontos de contato que esse potencial cliente pode ter com sua empresa. Site, sede, perfil nas redes sociais, linguagem e comportamento do seu time e dos seus executivos, etc.
De acordo com o Pipedrive, uma das principais ferramentas de gestão de vendas, o funil é um “processo que ajuda vendedores a transformarem clientes potenciais em leads é o funil de vendas. Na verdade, aumentar a eficiência do funil de vendas está entre as principais prioridades nas vendas. Faz sentido: um bom funil de vendas pode proporcionar aos vendedores informações sobre o processo de pensamento, desafios e decisões de clientes potenciais”.
Um funil de vendas é uma representação visual da jornada desde o primeiro contato de um cliente potencial até o relacionamento com o, agora cliente, no pós-venda e na revenda.
Ele dá suporte ao modelo de vendas e envolve, normalmente, uma divisão dos potenciais clientes entre visitantes, leads, oportunidades e clientes; Acompanha esse potencial cliente na sua jornada com a empresa, desde o primeiro contato, passando pela efetivação da venda até o relacionamento no pós-venda.
Dessa forma, você consegue identificar, apontar e corrigir em qual etapa do funil está o gargalo no seu modelo comercial. Com um funil de vendas bem estruturado é possível responder essas e muitas outras perguntas que envolvem seu processo comercial.
Além disso, quando uma empresa conhece a jornada de compra do seu cliente, fica mais fácil prever e planejar estratégias para aumentar suas vendas. Uma pequisa realizada pelo Pipedrive apontou que quase 68% das empresas não identificaram ou não tentaram avaliar um funil de vendas, e que 79% dos leads de marketing nunca são convertidos a clientes pagantes.
Entender como se dará o contato com seus potenciais clientes. Quais os canais de comunicação em que eles podem ser encontrados. Relacionar-se com eles e atraí-los para suas páginas de conversão. Acompanhar as etapas deste potencial cliente no funil de vendas e, depois, analisar tudo isso.
As empresas que hoje conquistam os melhores resultados comerciais possuem técnicas e ferramentas que otimizam o tempo e o trabalho do time de vendas. Elas atuam de forma integrada e geram relatórios que ajudam a entender melhor o comportamento do seu consumidor.
O tempo que sobra pode ser investido em melhorias no atendimento ao cliente, um requisito também essencial para que uma boa venda se concretize.
Se você chegou até aqui, muito obrigado por compartilhar seu tempo com a gente. Espero que essas dicas possam ajudar você a estruturar um modelo comercial mais eficiente na sua empresa.