Um modelo de negócio forte e consolidado é essencial para que toda e qualquer empresa seja bem-sucedida. Não importa se é um novo empreendimento ou um negócio já estabelecido no mercado.
Um bom modelo de negócio deve responder a algumas questões principais, formuladas por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, são elas: Qual é a sua missão? Quem é o cliente que se deseja atingir? O que o seu cliente valoriza? Que resultados você está tentando alcançar?
Além disso, ele também deve responder a perguntas importantes para a sobrevivência do negócio: Como é possível ganhar dinheiro nesse negócio? Qual a lógica econômica que eu devo proporcionar ao meu cliente, oferecendo o que ele deseja, mas a custos suportáveis?
A principal ferramenta na elaboração de um modelo de negócio é o Canvas. Essa ferramenta permite observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios de maneira fácil, prática e detalhada.
No momento em que uma empresa começa a operar, as regras, as premissas do seu modelo de negócio passam a ser testados initerruptamente pelo mercado, cabendo aos gestores a calibração e o refino do modelo em funcionamento.
Toda organização se estrutura sobre um modelo sólido, independente se seus fundadores e gestores o compreendam dessa forma, contudo, modelo de negócio e estratégia são coisas distintas.
Um modelo de negócios descreve como as empresas operam para criar valor, resolver as necessidades dos clientes e consequentemente, entregar valor. Modelos apontam a forma como as empresas lucram e conquistam seus espaços no mercado.
Já a estratégia tem a ver com o posicionamento da empresa para ganhar vantagem competitiva. Uma estratégia competitiva estabelece a direção que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, tecnológicos e financeiros, além de direcionar algumas ações para destacar as suas vantagens sobre a concorrência.
Sobreviver em um mercado competitivo exige desenvolver uma boa estratégia de negócio.
O Planejamento estratégico, em suma, é o pensar da empresa. Quem é a empresa? Onde está posicionada? Para onde vai? Como chegará lá?
O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado e organizado para que a empresa alcance seus objetivos. É a ferramenta física para que o empresário possa colocar no papel as estratégias, monitorando e avaliando constantemente os resultados. É o detalhamento de como a empresa vai atuar para alcançar os objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando a visão de futuro.
Antigamente, quando muitas pessoas criavam empresas por necessidade, todos esses fatores não eram considerados e estruturados de maneira estratégica. Mas com as mudanças que temos vivido no mercado, a exemplo de uma ampla concorrência e a era do digital, empresas que não tiverem um foco bem definido e não sejam estruturadas, ou reestruturadas, com esse pensamento, tendem a permanecerem estagnadas, com processos desatualizados, vantagens comerciais antiquadas, e uma gestão de pessoas ineficiente.
Um modelo de negócio eficaz é amparado em boas estratégias organizacionais que, por sua vez, avaliam questões internas e externas, especialmente no que se refere à concorrência e às tendências do mercado, portanto é primordial para a sobrevivência de qualquer empresa desenvolver estratégias competitivas quanto repensar o modelo de negócio a fim de gerar lucro e entregar valor ao resolver as necessidades dos clientes.