Acredito que a sua empresa deva possuir um planejamento financeiro bem estruturado. Caso não tenha, esteja atento, pois esse processo faz parte dos pilares de qualquer empresa funcional e lucrativa. E nesse planejamento, o marketing está incluso?
Se sim, o orçamento destinado a ele é compatível com o tamanho da empresa e está acompanhando os demais setores? Caso a sua resposta seja “não” para qualquer uma dessas perguntas, é hora de começar a refletir sobre elas. Vamos pensar juntos.
Como sabemos, o marketing é a alma de qualquer negócio. Atualmente, é impossível se destacar entre seus concorrentes sem fazer uma boa divulgação de seus produtos. Até mesmo as grandes empresas precisam investir em publicidade para continuarem vendendo e aumentarem seus lucros.
Por exemplo, a Amazon, empresa que vale mais de 600 bilhões de dólares, gastou mais de onze bilhões de dólares em marketing e publicidade em 2019, segundo a AdAge (empresa de análise de dados em marketing e mídia). E, como consequência, esse investimento gerou um aumento líquido de 20% nas vendas. É lógico que mesmo investindo um valor consideravelmente menor, a Amazon continuaria vendendo, pois é uma gigante do mercado mundial. Entretanto, muito provavelmente suas vendas não iriam aumentar, pelo contrário, seus lucros iriam diminuir significativamente. Por isso é importante que o investimento em marketing seja compatível com o tamanho do seu negócio.
O planejamento financeiro de marketing é a gestão dos recursos financeiros que serão destinados a este setor. Seu principal objetivo é garantir que a equipe se torne sustentável e consiga enfrentar diferentes cenários ao longo da sua trajetória. Além disso, a tendência é que seja possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis de acordo com cada estratégia traçada, aumentando as probabilidades de sucesso.
Chegou a hora de colocar a mão na massa. O planejamento pode ser anual ou semestral, por exemplo, mas deve ser revisado periodicamente, para que as metas estejam sempre alinhadas e atualizadas. É importante que ele não seja feito especificamente para uma campanha, mas, sim, para todas as ações da equipe.
O primeiro passo para iniciar esse processo é definir quais metas você deseja alcançar em conjunto com esse setor. Elas são essenciais para mensurar os resultados e guiar as estratégias, já que as ações devem ser elaboradas pensando em alcançar os objetivos. É interessante que as metas sejam acompanhadas pelos indicadores de cada campanha, como CPM (custo por mil impressões), CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição), e outros.
É necessário compreender o perfil das personas da empresa ou de cada produto específico, pois campanhas estruturadas com base nesses perfis traçados previamente tendem a ser mais eficientes. Não adianta investir pesado em algo que seu público não tem conexão com seu público.
Além disso, também é muito importante entender todo o processo de venda. Isso porque determinados produtos podem ser vendidos em dias, enquanto outros podem precisar de meses. Cada um deles precisa de uma estratégia personalizada.
O controle dos dados é essencial para o caminhar do projeto e do planejamento. Eles precisam ser atualizados periodicamente para que nenhuma informação fique perdida, além de serem muito importantes para a análise dos resultados.
Nesse momento, você deve mensurar seus resultados e compará-los com as metas estabelecidas no início do planejamento. A partir dessa análise, será possível perceber se as estratégias atuais estão funcionando e o que precisa ser melhorado para alcançar as metas e resultados esperados.
Ao elaborar um planejamento financeiro de marketing bem estruturado, sua empresa poderá alcançar bons resultados, como:
Agora, espero que você tenha entendido a importância do planejamento financeiro de marketing e que você comece a se planejar, para investir melhor no marketing de sua empresa. E lembre-se: o marketing não é uma despesa dispensável! Cortar os gastos com a equipe de marketing, interrompendo suas ações, irá impactar negativamente no funcionamento da sua empresa.